O Seis Sigma ou Six Sigma (em inglês)
pode ser definido como um conjunto de práticas desenvolvidas para
maximizar o desempenho dos processos dentro da empresa, eliminando os
seus defeitos e as não conformidades de acordo com as especificações de fábrica.
O Seis Sigma pode ser definido, também,
como uma estratégia gerencial planejada, com foco nos resultados de
qualidade e financeiros, com o objetivo de promover mudanças
significativas nas organizações, buscando sempre melhorias nos
processos, produtos e serviços oferecidos aos clientes. Podemos dizer
que o foco principal do Seis Sigma é a satisfação dos clientes, através da redução de defeitos nos processos e o ótimo desempenho da empresa.
Muitas pessoas acham que o Seis Sigma é
apenas uma ferramenta para a empresa estar em dia com as normas e
requisitos de qualidade. Porém, ele vai muito além disso. Segundo Jack
Welch, “o grande engano é supor que o Seis Sigma trate de controle
de qualidade e de fórmulas estatísticas. Em parte é isso, mas não fica
só nisso. Vai muitíssimo além. Em última instância, impulsiona a
melhoria da liderança, ao fornecer instrumentos para que se raciocine
sobre assuntos difíceis. No âmago do Seis Sigma, agita-se uma idéia
capaz de virar uma empresa pelo avesso, deslocando o foco da organização
para fora de si própria e convergindo-o no cliente.”
Como funciona o Seis Sigma?
O termo Seis Sigma se origina do
“Sigma”, símbolo que em qualidade significa uma medida de variabilidade
utilizada para indicar quanto dos dados apresentados se inserem nos
requisitos dos clientes. Quanto maior for este sigma, melhores serão os
produtos ou serviços produzidos. Ou sob outra ótica, menores serão os
defeitos apresentados por estes produtos e serviços.
Metodologias do Six Sigma
O Seis Sigma segue duas metodologias principais, compostas de cinco fases cada uma. Ambas foram inspiradas no ciclo PDCA. São elas:
DMADV
Utilizada em projetos focados em criar novos desenhos de produtos, serviços e processos:
- Define goals: definição de objetivos que sejam consistentes com as demandas dos clientes e com a estratégia da empresa;
- Measure and identify: mensurar e identificar características que são criticas para a qualidade, capacidades do produto, capacidade do processo de produção e riscos;
- Analyze: analisar para desenvolver e projetar alternativas, criando um desenho de alto nível e avaliar as capacidades para selecionar o melhor projeto;
- Design details: desenhar detalhes, otimizar o projeto e planejar a verificação do desenho. Esta fase se torna uma das mais longas pelo fato de necessitar muitos testes;
- Verify the design: verificar o projeto, executar pilotos do processo, implementar o processo de produção e entregar ao proprietário do processo.
DMAIC
Utilizada em projetos focados em
melhorar produtos, serviços e processos de negócios já existentes.
Também é conhecida como DFSS (“Design For Six Sigma”):
- Define the problem: definição do problema a partir de opiniões de consumidores e objetivos do projeto;
- Measure key aspects: mensurar os principais aspectos do processo atual e coletar dados importantes;
- Analyse the data: analisar os dados para investigar relações de causa e efeito. Certificando que todos os fatores foram considerados, determinar quais são as relações. Dentro da investigação, procurar a causa principal dos defeitos;
- Improve the process: melhorar e otimizar o processo baseada na análise dos dados usando técnicas como desenho de experimentos, poka-yoke ou prova de erros, e padronizar o trabalho para criar um novo estado de processo. Executar pilotos do processo para estabelecer capacidades;
- Control: controlar o futuro estado de processo para se assegurar que quaisquer desvios do objetivo sejam corrigidos antes que se tornem em defeitos. Implementar sistemas de controle como um controle estatístico de processo ou quadro de produções, e continuamente monitorar os processos.
Benefícios do Six Sigma
Existem diversos benefícios para as empresas que adotam o Six Sigma, sejam eles na produção ou nas equipes de trabalho com um todo. São eles:- Redução dos custos organizacionais;
- Aumento significativo da qualidade e produtividade de produtos e serviços;
- Acréscimo e retenção de clientes;
- Eliminação de atividades que não agregam valor;
- Maior envolvimento das equipes de trabalho;
- Mudança cultural benéfica;
- Diminuição da variação dos processos.
Porém, para atingir os objetivos do
programa e colher os benefícios da implementação, é preciso que a
empresa saiba exatamente como planejar e implementar o Six Sigma. É
importante, também, que os funcionários sejam devidamente treinados para
receber o Seis Sigma na empresa.
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