A ISO 9001 é recomendada para empresas que procuram estabelecer um Sistema de Gestão pela Qualidade que demonstre confiança na capacidade de fornecer produtos que satisfaçam os desejos e as necessidades dos seus Clientes.
A ISO 9001 é a única norma da família, cujo atendimento aos seus requisitos pode ser Certificado por um organismo certificador externo, dessa forma, basta uma organização provar para um órgão certificador reconhecido, que atende a todos os requisitos da ISO 9001, para a empresa receber um Certificado oficial.
A ISO 9001 é dividida basicamente em cinco seções, são elas:
- Visão geral do sistema de gestão da qualidade e sua documentação;
- Responsabilidades, Foco, Política, Planejamento e Objetivos;
- Gestão e alocação de Recursos;
- Realização do Produto ou Serviço e Gestão de Processos;
- Medição, Monitoramento, Análise e Melhoria.
A Realização do Produto ou Serviço é uma seção que pode ser adequada para cada tipo de organização, podendo inclusive, ter alguns itens excluídos, desde que devidamente justificado. Sendo assim, cada empresa deve redigir seu próprio Manual da Qualidade, descrevendo como a organização pretende atender aos requisitos da ISO 9001.
Juntamente com o atendimento às cinco seções da ISO 9001, a organização deve demonstrar ter condições e estratégia bem definida para atender as necessidades dos seus Clientes e procurar sempre a melhoria contínua.
Além disso, a ISO 9001, possui uma fase introdutória e um pacote de suporte ao usuário preparado pela ISO/TC 176, subcomitê SC 2 que fornece ao usuário os seguintes tópicos:
- Terminologia;
- Aplicações;
- Requisitos de documentação;
- Abordagem de processo;
- Processos Terceirizados;
- Implementação;
- Perguntas mais freqüente (FAQ)
- Funcionários;
- Sócios;
- Fornecedores;
- Parceiros;
- Governo;
- Sociedade em geral.
A ISO 19011 é responsável por padronizar a área de auditorias do sistema de gestão da qualidade e do sistema de gestão ambiental, baseada na norma ISO 14001.
A ISO 19011 fornece um guia para:
- o programa de auditorias,
- a condução de auditorias internas e externas e para
- gerenciar a competência dos Auditores.
O tamanho e o tipo da empresa em questão definem a forma como a ISO 19011 será aplicada e mantida, bem como os seus objetivos e metas, portanto, maiores detalhes sobre o programa de auditorias devem ser detalhadamente descritos no Manual da Qualidade ou em documento específico.
Além disso, a ISO 19011 oferece aos seus usuários importantes dicas que o ajudarão a realizar uma auditoria cada vez mais eficaz.
Segue uma relação completa da família ISO 9000:
ISO 9000
Sistemas de gestão da qualidade – Fundamentos e vocabulário
Quality management systems – Fundamentals and vocabulary
ISO 9001
Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos
Quality management systems – Requirements
ISO 9004
Gestão para o sucesso sustentado de uma organização — Uma abordagem da gestão da qualidade
Quality management systems – Guidelines for performance improvements
ISO 10001
Quality management – Customer satisfaction – Guidelines for codes of conduct for organizations
ISO 10002
Gestão da qualidade – Satisfação do cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações
Quality management – Customer satisfaction – Guidelines for complaints handling in organizations
ISO 10003
Quality management – Customer satisfaction – Guidelines for dispute resolution external to the organization
ISO 10005
Sistemas de gestão da qualidade – Diretrizes para planos da qualidade
Quality management – Guidelines for quality plans
ISO 10006
Sistemas de gestão da qualidade – Diretrizes para a gestão da qualidade em empreendimentos
Quality management – Guidelines for quality management in projects
ISO 10007
Sistemas de gestão da qualidade – Diretrizes para gestão de configuração
Quality management – Guidelines for configuration management
ISO 10012
Sistemas de gestão de medição – Requisitos para os processos de medição e equipamentos de medição
Measurement management systems – Requirements for measurement processes and measuring equipment
ISO/TR 10013
Diretrizes para a documentação de sistema de gestão da qualidade.
Guidelines for quality management system documentation
ISO 10014
Gestão da qualidade – Diretrizes para a percepção de benefícios financeiros e econômicos
Quality management – Guidelines for realizing financial and economic benefits
ISO 10015
Gestão da qualidade – Diretrizes para treinamento
Quality management – Guidelines for training
ISO/TR 10017
Guia sobre técnicas estatísticas para a ABNT NBR ISO 9001:2000.
Guidance on statistical techniques for ISO 9001:2000
ISO 10019
Diretrizes para a seleção de consultores de sistemas de gestão da qualidade e uso de seus serviços
Guidelines for the selection of quality management system consultants and use of their services
ISO/TS 16949
Sistemas de gestão da qualidade –
Requisitos particulares para aplicação da ABNT NBR ISO 9001:2008 para
organizações de produção automotiva e peças de reposição pertinentes
Quality management systems – Particular
requirements for the application of ISO 9001:2000 for automotive
production and relevant service part organizations
ISO 19011
Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental
Guidelines for quality and/or environmental management systems auditing
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